Telemedicina

somente clínicas telemedicina

A telemedicina, por definição, refere-se à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para fornecer, de forma remota, tratamento e atenção médica a pacientes e outros profissionais da saúde que estão fisicamente distantes. 

O conjunto de tecnologias e aplicações que permitem o atendimento médico e clínico à distância vem crescendo bastante nos últimos anos, e as respostas a esse novo modelo de saúde têm sido muito positivas. Consultas online estão se tornando cada vez mais comuns, e sua eficácia vem sendo comprovada. 

Usos da telemedicina 

A telemedicina atualmente é muito utilizada por hospitais e outras instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, veja algumas de suas aplicações:

  • Assistência a pacientes com dificuldade de locomoção 
  • Construção de bancos de dados de referência epidemiológica 
  • Discussão de casos clínicos
  • Compartilhamento de informações sobre doenças e tratamentos, para promoção de saúde e prevenção
  • Informação de resultados laboratoriais 
  • Educação à distância para profissionais da saúde
  • Cirurgias em tempo real com o uso de instrumentos robóticos controlados remotamente
  • Teleconsulta ou consultas online (consultas psiquiátricas, por exemplo)

A última aplicação listada para a prática da telemedicina é o foco da SOMENTE. Aqui, você encontrará especialistas de alta qualificação prontos para te ajudar onde você estiver!

Como funciona a telemedicina? 

A telemedicina – uma área da telessaúde – é uma atividade médica regulamentada, a nível mundial, pela American Telemedicine Association – ATA e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. Quando falamos de telemedicina, automaticamente pensamos em consultas online, mas os dois principais conceitos relacionados a essa área são os de telelaudo e de teleassistência

A emissão de telelaudos, ou de laudos à distância, é uma das principais áreas de aplicação da telemedicina. Tais laudos são apresentados em softwares de saúde que promovem o recebimento de exames – inclusive exames de imagem – para a análise de especialistas.

Na teleassistência, o objetivo é promover atendimento médico à distância ao trazer diversos serviços de rotina clínica para o ambiente digital – triagem, orientação de saúde, monitoramento de pacientes, consultas de interação direta entre médicos e pacientes e consultas entre médicos para a elaboração de telediagnósticos – por meio de plataformas online de comunicação, realizando videoconferências, conversas de áudio ou chat, pelo smartphone ou computador. 

Benefícios da telemedicina

São diversos os benefícios trazidos pela medicina. Alguns deles são:

  • Redução do tempo de atendimento, de espera e de custos operacionais
  • Atendimento a distância a comunidades carentes, que precisam de atenção médica, mas não possuem acesso direto
  • Extensão do serviço médico para pacientes de regiões geográficas de difícil acesso
  • Aproximação entre médicos e pacientes, garantindo a promoção de saúde e acolhimento onde e quando for preciso
  • Segurança estrutural e sigilo de dados clínicos pessoais, seguindo protocolos internacionais
  • Mais agilidade nos atendimentos, graças à sistematização dos processos por meio de softwares de saúde online

Além disso, em situações extremas, como a que vivenciamos em 2020 com isolamento social devido à pandemia que se estabeleceu, a telemedicina se mostra extremamente importante e necessária. Dessa forma, no dia 19 de março de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou um documento ao ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, no qual permite que médicos realizem modalidades de teleconsulta durante a pandemia de Covid-19.

Na área da Psicologia também há regulamentações acerca da telemedicina. Por meio de resolução, foram regulamentadas e detalhadas várias modalidades de serviços psicológicos à distância, tanto em caráter clínico quanto de pesquisa. Pensando nisso, em toda essa situação proporcionada pela Covid-19, a SOMENTE optou por inovar e expandir seus serviços, oferecendo-os agora de forma remota, por meio de consultas online, mas mantendo a mesma altíssima qualidade que garantimos a nossos pacientes há 20 anos. Caso esteja enfrentando problemas relacionados a sua saúde mental, fale conosco para agendar uma consulta! Não deixe para cuidar de si depois, preste atenção à sua saúde agora!

Informação salva vidas